Senado Federal autoriza nomeação proposta pelo presidente
Patrícia Barcelos foi aprovada na Comissão de Educação e Cultura, com foco nos projetos de VoD e regulamentação de IAs.
A Comissão de Educação e Cultura do Senado aprovou na terça-feira (12.ago.2025) a indicação de Patrícia Barcelos para a função de diretora da Ancine (Agência Nacional de Cinema).
Patrícia ocupava a Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC (Ministério da Educação). Foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir Tiago Mafra dos Santos, cuja gestão encerrou-se em setembro de 2024.
Barcelos concentra-se no segmento de educação do mercado cultural, incluindo atuação como docente na área de audiovisual do IFB (Instituto Federal de Brasília).
A nova diretora estabeleceu como prioridades do planejamento para a Ancine:
Os senadores também questionaram como o planejamento das atividades na agência será influenciado em relação a variações orçamentárias — principal problema enfrentado na agência.
A votação para a aprovação de Patrícia Barcelos foi unânime, com 12 votos favoráveis e 0 contrários. O nome segue para o plenário do Senado para deliberação.
Esta reportagem foi elaborada pelo estagiário de jornalismo Davi Alencar, com supervisão da editora-assistente Aline Marcolino.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.