Senador dos EUA pede revisão de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro
O senador americano Shane Jett enviou uma carta ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitando a revisão do pedido de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está detido desde novembro de 2025.
Na correspondência, Jett defende a liberdade individual, um princípio consagrado nas constituições brasileira e americana. Ele enfatiza a urgência de reavaliar a decisão que negou a concessão de prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente.
Críticas à atuação do STF
O senador expressou preocupações sobre a decisão de Moraes, alegando que ela demonstra uma atuação seletiva e excessiva em relação a figuras políticas específicas. Jett afirma que essa perseguição política pode comprometer a vida de Jair Bolsonaro e critica a postura do judiciário, que, segundo ele, aparenta ser uma forma de perseguição.
Além disso, Jett ressalta que a manutenção da decisão que ignora a vulnerabilidade de Bolsonaro, especialmente em um período pós-operatório, pode agravar sua saúde e prejudicar a credibilidade das instituições judiciárias perante a sociedade.
Estado de saúde de Jair Bolsonaro
Recentemente, Jair Bolsonaro passou sete dias internado em Brasília para tratar de crises de soluços e realizar a correção de uma hérnia inguinal bilateral. Durante a internação, a equipe médica observou uma melhora no quadro de saúde, mas também identificou a necessidade de investigações adicionais.
O boletim médico indicou que Bolsonaro está em tratamento para esofagite e gastrite, além de seguir com fisioterapia respiratória e medidas preventivas para trombose.
Fonte por: Jovem Pan
