Servidora é presa em MG por suspeita de desvio de armamento da delegacia

Esquema criminoso é revelado após arma apreendida ser encontrada com bandidos.

10/11/2025 12:45

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Servidora da Polícia Civil de Minas Gerais é presa por desvio de armamentos

Vanessa de Lima Figueiredo, uma servidora concursada da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), foi detida neste domingo (09) em Belo Horizonte, sob suspeita de desviar armamentos apreendidos da 1ª Delegacia do Barreiro. A prisão ocorreu após investigações da Corregedoria da PCMG, que se iniciaram após a apreensão de uma arma em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Durante a verificação do acervo de armamentos, a polícia constatou que não apenas a arma apreendida havia desaparecido, mas outras também estavam faltando. Vanessa, que tinha acesso exclusivo ao acervo, se tornou a principal suspeita do desvio.

Desdobramentos da investigação

Antes da prisão, a PCMG já havia se manifestado sobre o desaparecimento dos armamentos. A corporação esclareceu que não houve invasão na unidade policial e que a investigação está em estágio avançado, sem indícios de envolvimento de organizações criminosas.

Em nota, a PCMG informou que foram cumpridos mandados de busca e apreensão, além da prisão da servidora. Os materiais apreendidos foram enviados para perícia técnica.

Repercussão e críticas

O Sindicato dos Escrivães e Oficiais Investigadores de Polícia de Minas Gerais (Sindep) se manifestou, questionando a falta de armazenamento adequado dos armamentos, que deveriam estar em uma Cadeia de Custódia, e não em uma delegacia regional. O presidente do Sindep, Marcelo Horta, destacou que a situação contraria as diretrizes estabelecidas pelo pacote anticrime de 2019, que visa garantir a segurança e a integridade dos vestígios criminais.

Ainda não houve retorno da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) sobre os questionamentos levantados pelo sindicato.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.