SP, RJ, DF e 16 Estados em alerta para chuvas nesta sexta-feira

Inmet emite alertas laranja e amarelo; previsão indica ventos de até 100 km/h e chuvas de até 60 mm/h em regiões do país.

2 min de leitura
Mapa mostra localidades afetadas por alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)

Mapa mostra localidades afetadas por alerta laranja do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia)

Alerta Laranja do Inmet para 12 Estados e Distrito Federal

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para 12 Estados e o Distrito Federal, válido da meia-noite até às 23h59min desta sexta-feira (2 de janeiro de 2026). O alerta é devido à previsão de tempestades, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo.

Segundo o Inmet, a previsão é de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com rajadas de vento que podem alcançar de 60 a 100 km/h. Há riscos de interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos a plantações, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Estados Atingidos pelo Alerta Laranja

O alerta laranja abrange 2.368 municípios nos seguintes Estados:

Alerta Amarelo e Recomendações

Além do alerta laranja, o Inmet também emitiu um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas, válido no mesmo período. As chuvas podem variar de 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos de 40 a 60 km/h.

O alerta amarelo abrange 3.411 municípios nos seguintes Estados:

Orientações de Segurança

Os moradores das áreas afetadas devem evitar se abrigar debaixo de árvores durante os ventos, devido ao risco de quedas e descargas elétricas. É recomendado também não estacionar perto de torres de transmissão e placas de propaganda.

O Inmet sugere que, se possível, os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia sejam desligados. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Temperaturas Altas no País

As temperaturas continuam elevadas em várias regiões do Brasil, especialmente nas capitais do Sudeste e do Nordeste. No Rio de Janeiro e em Vitória, as máximas podem chegar a 37 ºC, enquanto em São Paulo variam entre 22º C e 29º C. Em Salvador, a máxima é de 33 ºC e a mínima de 24 ºC, e em Teresina, a variação é de 24 ºC a 35 ºC.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile