STF inicia julgamento de grupo suspeito de planejar assassinato de autoridades

Julgamento pode se prolongar até o dia 19; a maioria dos dez réus são agentes das forças especiais, conhecidos como “Kids Pretos”

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Julgamento do Núcleo 3 no STF Começa

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou nesta terça-feira (11) o julgamento dos réus do núcleo 3, envolvidos na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Este grupo é composto por 10 integrantes, a maioria deles militares de forças especiais, conhecidos como “kids pretos”.

Acusações e Consequências

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os réus são acusados de planejar ações operacionais para o golpe, incluindo o plano denominado “Punhal Verde Amarelo”, que tinha como alvo o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice, Geraldo Alckmin. Outro plano, chamado “Operação Luneta”, visava o ministro Alexandre de Moraes.

Este é o terceiro núcleo a ser julgado no STF, e até agora, 15 pessoas já foram condenadas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, que recebeu uma pena de 27 anos e 3 meses de prisão. A expectativa é que a condenação do atual grupo seja unânime, já que o ministro Luiz Fux, que costumava divergir, não participa do julgamento.

Desenvolvimentos do Julgamento

Os réus serão avaliados por quatro ministros: Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino. A sessão começou com a leitura do relatório por Moraes, que detalhou as acusações e as provas apresentadas. O Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, terá até duas horas para expor seus argumentos, defendendo a condenação de nove réus, enquanto recomenda que Ronald Ferreira de Araújo Junior seja punido apenas por incitação ao crime.

Próximos Passos

Após a apresentação do procurador, as defesas terão a oportunidade de argumentar a favor de seus clientes. Cada advogado poderá se manifestar por até uma hora. A sessão de hoje está programada para se estender até às 19h, com um intervalo para o almoço, e será retomada na quarta-feira (12) às 9h.

Expectativas para o Julgamento

O julgamento do núcleo 3 é um marco importante na apuração das tentativas de desestabilização política no Brasil. A expectativa é que a decisão dos ministros possa trazer mais clareza sobre a responsabilidade dos envolvidos e as consequências de suas ações para a democracia no país.

Fonte por: CNN Brasil

Sair da versão mobile