STF sentencia sete réus do ‘núcleo de desinformação’ da trama golpista

Ministros confirmam que grupo disseminou notícias falsas sobre urnas eletrônicas e Poder Judiciário para gerar instabilidade política.

3 min de leitura
Julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 Julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 Foto: Rosinei Coutinho/STF

Julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 Julgamento da Ação Penal 2694 -Núcleo 4 Foto: Rosinei Coutinho/STF

STF Conclui Julgamento do Núcleo de Desinformação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finalizou nesta terça-feira (21) mais uma fase do julgamento relacionado à trama golpista, condenando sete réus do chamado “núcleo de desinformação”. Os ministros afirmaram que o grupo foi responsável pela criação e disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas e o Poder Judiciário, com o intuito de gerar instabilidade política e justificar ações autoritárias, além de tentar desmantelar o Estado Democrático de Direito após as eleições de 2022.

A Turma, composta pelos ministros Alexandre de Moraes (relator), Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, com Luiz Fux sendo o único a divergir até o momento, também ressaltou o uso indevido da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para produzir fake news e monitorar ilegalmente autoridades.

Condenações do Núcleo de Desinformação

Os réus condenados do “Núcleo 4” receberam as seguintes penas:

Condenações Anteriores do Núcleo 1

Esta fase do julgamento se soma às condenações anteriores do “Núcleo 1”, que inclui figuras proeminentes. O ex-presidente Jair Bolsonaro foi sentenciado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar uma tentativa de golpe de Estado e chefiar uma organização criminosa. Outros sete réus também foram condenados neste núcleo:

Próximos Julgamentos

O próximo grupo a ser julgado é o “núcleo 3”, que inclui nove militares e um agente da Polícia Federal, acusados de atacar o sistema eleitoral e planejar uma ruptura institucional, com um suposto plano de assassinato de autoridades. O julgamento está agendado para os dias 11, 12, 18 e 19 de novembro. Já o “núcleo 2”, composto por seis réus acusados de organizar ações para sustentar a tentativa ilegítima de Jair Bolsonaro no poder, será julgado nos dias 9, 10, 16 e 17 de dezembro.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile