Sudeste em alerta para chuvas intensas nesta quinta-feira

Frente fria provoca instabilidade e queda nas temperaturas em São Paulo; Sul do Brasil enfrenta calor intenso, sinal do ‘verão climático’ que se aproxima.

1 min de leitura
Pedestres se protegem da chuva em ponto de ônibus no bairro de Interlagos, na zona sul de São Paulo

Pedestres se protegem da chuva em ponto de ônibus no bairro de Interlagos, na zona sul de São Paulo

Instabilidade Climática e Calor Extremo no Brasil

A semana no Brasil é marcada por instabilidade climática em várias regiões, com alertas de chuvas intensas, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Enquanto isso, o Sul do país enfrenta calor extremo, sinalizando a chegada do “verão climático”. A umidade é impulsionada por uma frente fria na costa de São Paulo e pela persistência de um corredor de umidade sobre o Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

As condições de chuva devem persistir até o próximo domingo, com volumes acumulados significativos:

Condições Climáticas em São Paulo

Na capital paulista, a manhã desta quinta-feira amanheceu nublada e com temperaturas mais amenas. A mínima registrada foi de 16°C, enquanto a máxima deve alcançar 25°C. Há alerta de chuvas fortes para a cidade e grande parte do interior do estado, incluindo regiões como Campinas, Ribeirão Preto e Barretos, devido à instabilidade causada pela frente fria no litoral.

Calor Extremo no Sul do Brasil

O estado do Rio Grande do Sul já sente os efeitos do que é classificado como “verão climático”, com temperaturas muito elevadas antes do início oficial da estação em 21 de dezembro. Nesta quinta-feira, a máxima em Porto Alegre pode chegar a 30°C.

A previsão indica que as temperaturas podem atingir entre 32°C e 40°C no próximo final de semana, gerando estresse climático para a população, com dificuldades para dormir e baixa umidade relativa do ar.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile