Três homens são presos por extorsão a turistas em Salvador
Três homens foram detidos preventivamente, suspeitos de participar de um esquema de extorsão contra turistas na área do Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador, na Bahia. As prisões ocorreram na última quarta-feira (11), durante a execução de mandados judiciais emitidos após investigações da Polícia Civil da Bahia (PCBA). Com essas novas detenções, o total de presos no caso chega a cinco.
Detalhes da investigação
De acordo com o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), os suspeitos abordavam principalmente visitantes estrangeiros, realizando pinturas corporais sem consentimento. Após a execução do serviço, exigiam pagamentos exorbitantes, impedindo as vítimas de se afastarem e fazendo ameaças caso não pagassem.
A Polícia Civil informou que essas ações causaram não apenas prejuízos financeiros, mas também traumas psicológicos nas vítimas, que relataram situações de constrangimento e intimidação em uma área turística. Os crimes estão sendo investigados como extorsão qualificada.
Consequências e ações futuras
Com as prisões recentes, a investigação já resultou na execução de sete mandados de prisão preventiva. Dois dos suspeitos tinham dois mandados cada, todos relacionados a casos semelhantes na região do Farol da Barra. No início de fevereiro, outros dois homens também foram detidos por extorsão qualificada contra turistas.
A delegada Marcela Abreu, responsável pela Deltur, destacou que a operação visa combater práticas criminosas que prejudicam a imagem da cidade e a segurança dos visitantes em Salvador.
Fonte por: CNN Brasil
