Tempestades e ventos intensos causados por ciclones e frente fria atingem a região Sul
A partir de quarta-feira (20), o verãoizio, fase de calor e tempo seco durante o inverno, incidirá sobre o país, aumentando as temperaturas no Sudeste e…
O Brasil vivencia dois cenários climáticos diferentes nesta quarta-feira (20). Um período de calor e tempo seco em pleno inverno avança pelo país, aumentando as temperaturas. No Centro-Oeste, os termômetros podem atingir até 40°C. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as máximas chegam a 31°C, e no interior de Minas Gerais, a 35°C. Especialistas em meteorologia destacam que o fenômeno não se qualifica como uma onda de calor.
Uma frente fria, relacionada a um ciclone extratropical, avança e causa instabilidade. Espera-se ocorrência de chuva, temporais e ventos fortes em várias áreas. A região Sul é a mais afetada, com ventos que podem ultrapassar 70 km/h. O oeste do Paraná, o sul do Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e o leste do Rio Grande do Sul estão em alerta para chuvas. O estado de São Paulo, incluindo a capital, também pode registrar pancadas de chuva de intensidade moderada e ventos de até 50 km/h. Essa faixa de vento se estende por Goiás, Distrito Federal e parte da região Nordeste.
Temperaturas nas capitais:
São Paulo (SP): Temperatura mínima de 15°C e máxima de 30°C.
Brasília (DF): Temperatura mínima de 13°C e máxima de 29°C.
Curitiba (PR): Mínima de 12°C e máxima de 24°C, com previsão de chuva.
Porto Alegre (RS): Mínima de 16°C e máxima de 23°C, também com chuva.
A previsão indica que a chuva deve diminuir na região Sul nos próximos dias, ao mesmo tempo em que o calor do verão se intensifica no restante do país.
Com informações de Paula Nobre
Reportagem elaborada com o uso de inteligência artificial.
Fonte por: Jovem Pan