Tempestades em Paquistão causam a morte de mais de 300 pessoas
Não houve divulgação do número de desaparecidos; Buner, ao norte da capital, é o distrito mais atingido, com 184 óbitos. Leia no Poder360.
Intensas chuvas e enchentes que afetam o noroeste do Paquistão resultaram na morte de mais de 300 indivíduos em dois dias de tempestades. A informação foi confirmada por autoridades locais na quinta-feira (16.ago.2025), conforme relatado pela agência Reuters.
O distrito de Buner, situado a 3 horas e meia do norte de Islamabad, contabilizou 184 vítimas fatais, sendo uma das áreas mais impactadas pela ocorrência.
Até o dia sábado (16.ago.2025), a APGD (Autoridade Provincial de Gestão de Desastres) registrou 307 mortes nas áreas de colinas e montanhas da região de Khyber Pakhtunkhwa. O número de desaparecidos não foi informado.
Em certas regiões de Kunar, indivíduos ainda estão presos pelas águas das inundações, com 93 corpos já recuperados. Na área de Shangla, o colapso do telhado de um edifício devido às chuvas foi responsável por muitas das 34 mortes registradas no local, de acordo com o secretário-chefe provincial, Shahab Ali Shah.
Equipes civis e militares atuam nas operações de resgate e salvamento. Na sexta-feira (15 de agosto), um helicóptero de resgate sofreu acidente devido às condições climáticas adversas, resultando na morte de cinco tripulantes.
Shahab Ali Shah comunicou que estão sendo montados acampamentos médicos para os feridos, além de locais para oferecer refeições às famílias que perderam seus lares. Ele complementou que uma máquina pesada será empregada para remover entulhos e recuperar as vias.
Ishaq Dar, vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores, declarou que equipes civis e militares estão conduzindo operações de resgate, ao mesmo tempo em que o primeiro-ministro liderou uma reunião de emergência.
Expressou condolências aos corações partidos pelas famílias que perderam entes queridos, aos feridos e a muitos cujas casas e meios de subsistência foram destruídos, declarou Dar em vídeo nas redes sociais.
Sinto-me profundamente triste com a perda de vidas e a destruição causadas pelas recentes chuvas torrenciais e inundações repentinas em Khyber Pakhtunkhwa e nas regiões norte do Paquistão. Nossos corações estão com as famílias que perderam entes queridos, com aqueles que ficaram feridos e com muitos cujas casas…
Ishaq Dar (@MIshaqDar50) 16 de agosto de 2025
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.