Tornado no Paraná deixa cinco mortos e mais de 130 feridos

Ventania em Rio Bonito do Iguaçu pode ter ultrapassado 250 km/h em diversas áreas da cidade

08/11/2025 0:45

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tornado Devasta Rio Bonito do Iguaçu no Paraná

Um tornado causou severos danos na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, nesta sexta-feira (7). Até o momento, a Defesa Civil do Estado confirmou pelo menos cinco mortes e 130 feridos.

A confirmação de que o fenômeno foi um tornado veio do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que fez a classificação do evento no final da tarde de sexta-feira.

O Simepar indicou que o tornado pode ter sido classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, há indícios de que em algumas áreas da cidade, a velocidade dos ventos pode ter ultrapassado os 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.

Condições Meteorológicas que Causaram o Tornado

Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica, formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil, impulsionou o deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical. Essa combinação resultou em temporais severos nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado, conforme comunicado do Governo do Paraná.

O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, afirmou que a equipe continuará monitorando a situação e analisando imagens aéreas para reclassificar a intensidade do fenômeno, se necessário, dada a gravidade dos danos.

Previsões e Recomendações

Segundo o Climatempo, o ciclone associado à frente fria pode gerar rajadas de vento superiores a 100 km/h em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O fenômeno deve se deslocar pelo mar até domingo (9), afetando também o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

As autoridades recomendam que a população evite áreas abertas e fique atenta a estruturas, árvores e fiações, devido ao risco de quedas e acidentes.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.