Tromba d’água assusta moradores e turistas em Paraty neste domingo

Fenômeno é registrado na praia de Martinho de Sá; até agora, não há relatos de danos a embarcações ou edificações.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Tromba d’água assusta banhistas em Paraty

Banhistas na praia de Martinho de Sá, em Paraty, Rio de Janeiro, ficaram alarmados com a formação de uma tromba d’água no último domingo, dia 4. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o fenômeno, que se caracteriza por uma coluna de água se elevando do mar em direção às nuvens.

Segundo informações, não houve relatos de danos a embarcações ou estruturas próximas à praia. A reportagem tentou contato com as defesas civis municipal e estadual, além da prefeitura, mas ainda não obteve resposta.

Banhistas registram a passagem de uma tromba d’água na cidade de Paraty.

O que é tromba d’água?

A tromba d’água é um fenômeno meteorológico semelhante a um tornado, que ocorre sobre grandes corpos d’água, como mares e lagos. Geralmente, se forma em áreas com calor latente e a partir de nuvens menos desenvolvidas verticalmente, conforme explica o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Embora sejam menos intensas que os tornados, as trombas d’água podem ser perigosas, especialmente para embarcações e quando se aproximam das margens, podendo afetar áreas em terra firme.

Condições climáticas em Paraty

A administração municipal informou que as equipes da Defesa Civil estão mobilizadas e prontas para atender a população diante das condições adversas.

Fonte por: Estadao

Sair da versão mobile