Trump adia novamente aumento de tarifas sobre móveis e armários importados

Governo dos EUA defende taxação de produtos para fortalecer indústria e mitigar riscos à segurança nacional na dependência de madeira.

01/01/2026 11:30

1 min de leitura

donald trump

Trump Adia Aumento de Tarifas sobre Móveis Importados

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu adiar por um ano o aumento das tarifas sobre móveis estofados, armários de cozinha e de banheiro importados. A nova data para a implementação das tarifas, que atualmente estão fixadas em 25%, será em 1º de janeiro de 2027.

A Casa Branca informou que essa decisão foi tomada em virtude das negociações produtivas em andamento relacionadas às importações de produtos de madeira. O adiamento visa permitir que mais discussões ocorram com outros países sobre o tema.

O governo dos Estados Unidos reafirmou que a taxação desses produtos faz parte de uma estratégia para fortalecer a indústria nacional e reduzir riscos à segurança nacional, que podem surgir da dependência excessiva de produtos de madeira importados.

Considerações sobre Importações Futuras

Além dos móveis, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos está avaliando as importações de semicondutores e equipamentos de proteção pessoal. Segundo a Casa Branca, essas análises podem levar a futuras ações tarifárias.

Conclusão

A decisão de adiar o aumento das tarifas reflete a intenção do governo de equilibrar a proteção da indústria local com a necessidade de manter relações comerciais saudáveis com outros países. A situação continua a ser monitorada, e novas medidas podem ser implementadas conforme necessário.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.