Trump afirma que China é ‘bem-vinda’ para investir no petróleo da Venezuela

Republicano afirma que Washington está ‘no comando’ da Venezuela e que EUA e país dividirão lucros do petróleo com líderes locais.

1 min de leitura
US President Donald Trump makes an announcement

US President Donald Trump makes an announcement

Trump aceita investimentos chineses na Venezuela

No último sábado (31), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que está aberto a investimentos da China na indústria petrolífera da Venezuela. Essa iniciativa surge em um momento em que o país sul-americano busca revitalizar sua economia após a queda do presidente Nicolás Maduro. Trump afirmou: “A China é bem-vinda para vir e faria um grande acordo sobre o petróleo.”

Relação entre EUA e Venezuela

O presidente americano enfatizou que os Estados Unidos estão “no comando” da situação na Venezuela e que os lucros do petróleo seriam compartilhados entre os dois países. Ele também mencionou ter uma boa relação com a liderança venezuelana, destacando a importância do setor energético.

A Venezuela possui uma das maiores reservas de petróleo do mundo e, recentemente, aprovou reformas para atrair investimentos privados e estrangeiros. A China, que era a principal compradora de petróleo venezuelano durante o governo Maduro, enfrenta incertezas nas relações com Caracas após a prisão de Maduro em janeiro.

Cooperação energética com a Índia

Trump também comentou sobre um acordo de cooperação energética entre a presidente interina venezuelana, Delcy Rodríguez, e a Índia, que pretende comprar petróleo da Venezuela em vez de do Irã. O presidente americano afirmou que a China é bem-vinda para participar desse mercado e adquirir petróleo venezuelano.

Expectativas para o futuro

Trump expressou otimismo em relação ao potencial de venda de petróleo, afirmando que tanto os Estados Unidos quanto a China se beneficiariam financeiramente. “Vamos vender muito petróleo e nós ficaremos com uma parte, e eles ficarão com uma grande parte”, concluiu o presidente, ressaltando que essa parceria será vantajosa para todos os envolvidos.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile