Trump afirma que em dois minutos saberá se há acordo no encontro com Putin

Donald Trump realizará reunião com o líder russo em 15 de agosto, buscando um acordo que pode envolver mudanças territoriais.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou que em “2 minutos” saberia se haveria acordo no encontro com o líder russo Vladimir Putin, agendado para 15 de agosto no Alasca.

O encontro entre os chefes de Estado buscará um entendimento para finalizar o desentendimento entre Rússia e Ucrânia, podendo envolver modificações nos limites territoriais entre os países em disputa, conforme anúncio do dirigente norte-americano na sede do governo com representantes da Armênia e do Azerbaijão, visando uma reunião de diálogo na sexta-feira (8.ago).

A proposta de Trump visa soluções diplomáticas para o conflito entre Moscou e Kiev. O presidente acredita que sua intervenção pode facilitar um acordo que encerre as combates, ainda que isso signifique influenciar a Ucrânia a renunciar a porções de seu território.

Será o primeiro encontro presencial entre um presidente americano e um presidente russo desde que Joe Biden se reuniu com Vladimir Putin em junho de 2021.

A cúpula reúne os chefes de Estado dos Estados Unidos e da Rússia, embora seus impactos primários sejam sentidos pela Ucrânia, que se opõe à ocupação russa de seus territórios. O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e outros representantes do país têm se posicionado contra a concessão de território à Rússia.

“Esta é uma guerra que não deveria ter acontecido”, declarou Trump em entrevista a jornalistas. A proposta menciona “algumas trocas de territórios” sem detalhar quais áreas seriam afetadas por um possível acordo ou a extensão dessas regiões.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile