Trump afirma que pretende extinguir o voto por correspondência e as urnas eletrônicas

O chefe do Executivo afirma que irá sancionar o decreto antes das eleições legislativas de 2026, mesmo com a anterior ter sido indeferida pelo Judiciário.

18/08/2025 11:33

2 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos EUA, Donald Trump (Partido Republicano), declarou que assinará uma ordem executiva para proibir o voto por correspondência e o uso de urnas eletrônicas. A ação seria implementada antes das eleições de meio de mandato de 2026 e impactaria o pleito que renovará a Câmara, uma parcela do Senado e vários cargos de governadores e legisladores estaduais.

“Vou liderar um movimento para acabar com os VOTOS POR CORRESPONDÊNCIA e, também, já que estamos nisso, com as MÁQUINAS DE VOTO, altamente ‘imprecisas’, muito caras e seriamente controversas”, escreveu Trump em publicação em sua rede social, Truth Social.

Formulário de cadastro

Nos Estados Unidos, o processo eleitoral é organizado de forma independente por cada um dos 50 estados, incluindo as normas para o voto por correspondência. Não existe legislação federal que estabeleça regras para essa modalidade, sendo cada Estado responsável por definir seus próprios procedimentos.

O governo dos Estados Unidos historicamente a considera segura, com várias medidas para evitar fraudes, incluindo a verificação de códigos de barras, marcas d’água, checagem de informações pessoais e pesagem das cédulas, utilizando mecanismos que variam conforme o estado.

O republicano afirma que implementará a iniciativa por meio de decreto presidencial. “QUEROUS QUE ESTA ESFORÇO, QUE SERÁ FORTEMENTE COMBATIDO PELOS DEMOCRATAS PORQUE ELES TRAINAM DE FORMA INÚTIL, assinando uma ORDEM EXECUTIVA para ajudar a trazer HONESTIDADE às eleições de meio de mandato de 2026”, escreveu.

Não se trata da primeira vez que Trump tenta alterar regras eleitorais por meio de decreto. Em 25 de março, ele assinou uma ordem executiva similar, que foi bloqueada pelos tribunais após estados liderados por democratas apresentarem ações judiciais.

Trump também emitiu alertas aos estados em sua mensagem. “Lembrem-se, os estados são meramente um ‘agente’ do governo federal na contagem e tabulação dos votos. Eles devem fazer o que o governo federal, representado pelo presidente dos Estados Unidos, lhes diz para fazer, PELO BEM DO NOSSO PAÍS.”

Trump tem insistido nos republicanos para repensar o sistema eleitoral americano desde as eleições de 2020, quando disseminou a falsa alegação de que havia vencido o pleito em relação ao democrata Joe Biden.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.