Trump Anuncia Ações Contra Traficantes Venezuelanos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira, 27, que as operações terrestres contra traficantes de drogas venezuelanos terão início em breve. Essa declaração intensifica as tensões com Caracas, que acusa os EUA de tentarem derrubar o governo do presidente Nicolás Maduro sob o pretexto de uma campanha antidrogas.
Durante uma videochamada de Ação de Graças com as tropas americanas, Trump afirmou que os esforços contra o narcotráfico já resultaram na interrupção de cerca de 85% do tráfico marítimo. Ele ressaltou que as ações em terra são mais simples e que a implementação começará em breve.
Operações Militares e Acusações
Trump também mencionou que os Estados Unidos enviaram o maior porta-aviões do mundo, o USS Gerald R. Ford, para o Caribe, acompanhado de navios de guerra e aviões de combate, com a justificativa de combater o tráfico de drogas. Desde setembro, as forças americanas realizaram ataques a mais de 20 embarcações suspeitas de envolvimento no narcotráfico, resultando em pelo menos 83 mortes.
A Venezuela, por sua vez, rejeita as alegações de Washington, considerando-as uma “mentira ridícula”. Maduro denunciou que as manobras militares dos EUA visam derrubá-lo para que o país norte-americano possa se apropriar das reservas de petróleo venezuelanas.
Conclusão e Implicações Futuras
Washington não apresentou evidências que sustentem suas alegações de que os alvos dos ataques são realmente traficantes de drogas. A Venezuela, em resposta, classifica esses ataques como “execuções extrajudiciais”. Além disso, Trump já havia autorizado operações secretas da CIA na Venezuela, indicando que as tensões entre os dois países devem continuar a crescer.
Fonte por: Estadao
