Trump comenta sobre prisão de Bolsonaro: ‘É uma pena, só acho que é uma pena’
Líder dos EUA menciona preventiva de ex-presidente brasileiro durante negociações com governo Lula
Trump comenta prisão de Bolsonaro
No último sábado, 22, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou não ter conhecimento sobre a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL). Em sua declaração, Trump expressou: “É uma pena”.
Reação de Trump à prisão de Bolsonaro
Durante uma coletiva de imprensa, Trump demonstrou confusão ao ser questionado sobre a situação de Bolsonaro. Ele mencionou ter conversado com o ex-presidente brasileiro na noite anterior e disse que o encontraria em breve. Recentemente, Trump também anunciou a retirada de tarifas adicionais sobre produtos brasileiros, como carne e café.
Pressão da imprensa
Quando pressionado por repórteres sobre a prisão de Bolsonaro, Trump reiterou que não tinha informações sobre o ocorrido, lamentando a situação: “Foi isso que aconteceu? É uma pena, só acho que é uma pena”.
Contexto das relações Brasil-EUA
Trump havia imposto tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em julho, justificando a medida como uma resposta ao tratamento dado ao ex-presidente Bolsonaro e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas de tecnologia dos EUA. Ele descreveu a situação como uma “desgraça internacional” e uma “caça às bruxas”.
Nos últimos meses, as relações entre a Casa Branca e o Itamaraty se intensificaram, com Trump reduzindo tarifas e mantendo diálogos com Lula, enquanto Bolsonaro deixou de ser um tema central nas discussões. O ex-presidente, que já foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, não foi mencionado por Trump ao tratar da redução das taxas sobre o Brasil.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.