Trump impõe bloqueio total a petroleiros da Venezuela e classifica regime como ‘organização terrorista’

Presidente dos EUA denuncia Nicolás Maduro por usar petróleo para financiar ‘regime ilegítimo’ na Venezuela

1 min de leitura
US President Donald Trump makes an announcement

US President Donald Trump makes an announcement

Trump Anuncia Bloqueio Total aos Petroleiros da Venezuela

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (16) um bloqueio total aos petroleiros que operam na Venezuela, classificando o regime venezuelano como uma “organização terrorista estrangeira”. Em sua declaração, Trump mencionou que o regime é responsável por roubo de bens, terrorismo, tráfico de drogas e tráfico de pessoas.

Trump afirmou que está ordenando um “bloqueio total e completo” de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela, acusando o governo venezuelano de roubar petróleo e terras dos americanos.

Deportações e Tensão Entre os Países

Além do bloqueio, Trump anunciou a deportação de “imigrantes ilegais e criminosos” que, segundo ele, foram enviados para os Estados Unidos pelo regime de Nicolás Maduro durante a administração Biden. O presidente americano garantiu que esses indivíduos estão sendo devolvidos à Venezuela em um ritmo acelerado.

Trump enfatizou que os Estados Unidos não permitirão que criminosos ou regimes hostis ameacem ou prejudiquem a nação, e que não permitirão que o governo venezuelano se aproprie de seus recursos.

Aumento da Tensão

O bloqueio e o cerco à Venezuela representam um aumento nas tensões entre os dois países, que se intensificaram desde agosto. Trump acusou Maduro de usar o petróleo para financiar seu regime e atividades ilícitas, como narcotráfico e sequestros.

Essa não é a primeira vez que Trump toma medidas contra os petroleiros venezuelanos. Em 2019, durante seu primeiro mandato, ele impôs sanções ao setor petrolífero, o que resultou em uma significativa redução nas exportações de petróleo da Venezuela, que atualmente gira em torno de 1 milhão de barris por dia, mesmo com as restrições ainda em vigor.

Conclusão

As recentes ações de Trump refletem uma postura firme contra o regime de Maduro e uma tentativa de proteger os interesses americanos. O futuro das relações entre os Estados Unidos e a Venezuela continua incerto, à medida que as tensões se intensificam e novas medidas são anunciadas.

Fonte por: Jovem Pan

Sair da versão mobile