Trump mente ao afirmar que Brasil é mau parceiro comercial, declara Lula

O presidente declarou desejar negociar, porém afirmou não se curvar; o republicano disse que o Brasil é um parceiro “terrivel”.

14/08/2025 19:43

2 min de leitura

Trump mente ao afirmar que Brasil é mau parceiro comercial, declara Lula
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (14.ago.2025) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), mente ao afirmar que o Brasil é um parceiro comercial “horrível”. O petista reiterou que seu governo deseja negociar, mas não aceitará se submeter aos interesses norte-americanos.

O Brasil não mente ao afirmar que não é um mau parceiro comercial. O Brasil é bom, somente não se curva para o governo americano.

Lula fez as declarações após Trump afirmar, nesta quinta-feira (14.ago), a jornalistas na Casa Branca, que o Brasil “tem algumas leis muito ruins acontecendo, em que pegaram um presidente e o colocaram na prisão, ou estão tentando colocá-lo na prisão”, em referência à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os números contradizem a afirmação do republicano. O Brasil apresenta déficit comercial, importando mais produtos dos Estados Unidos do que exporta, o que beneficia a economia americana. Lula utilizou os dados para afirmar que a declaração do norte-americano é falsa.

“Eu sou um homem da paz. Não quero brigar com o Uruguai, com a Bolívia, com a Argentina, não quero com a China, não quero com ninguém. Mas eles têm que saber que só tem alguém que pode fazer a gente mudar de posição. Porque esse país é do povo brasileiro e é povo brasileiro que manda nele”, disse.

O petista manifesta preocupação com o fato de que os discursos de Trump se assemelham muito aos de Bolsonaro.

Lula reiterou que, se o Partido Republicano tivesse agido como fez nos Estados Unidos em relação ao ataque ao Capitólio no Brasil, ele também estaria sendo julgado e poderia ser condenado.

O que Trump tem preocupação é que vocês estão lembrados de que os discursos dele eram iguais aos do outro daqui. Que as eleições não eram sérias, que ele não podia perder e ele invadiu o Capitólio e lá morreram 5 pessoas. Eu disse ao presidente Trump, se você morasse no Brasil e você tivesse feito o que fez nos Estados Unidos, aqui também você também seria julgado e, se culpado, iria para a cadeia.

Participe do evento com Lula.

Tarifaão

Lula afirma que oito dos dez produtos mais comercializados com os Estados Unidos não possuem tarifa de importação e que a média das tarifas aplicadas aos produtos americanos é de 2,7%.

O governo Trump já manifestou insatisfação em relação aos impostos brasileiros de 18% sobre o etanol e iniciou uma análise sobre o tema, citando “discriminação regulatória”.

Recentemente, o petista tem declarado que concorda em discutir os impostos sobre o etanol, porém sem abordar questões políticas ou de demais Poderes, como a regulamentação das grandes empresas de tecnologia e o processo judicial envolvendo o ex-presidente no STF.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):