Trump retorna ao TikTok após quase um ano sem postagens
Presidente dos EUA compartilha vídeo nas redes sociais após decreto sobre venda da plataforma no país nesta 2ª feira (6.out.2025)

Donald Trump Retorna ao TikTok Após Um Ano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez sua primeira publicação no TikTok em quase um ano, na segunda-feira, 6 de outubro de 2025. O vídeo foi divulgado duas semanas após a assinatura de um decreto que facilita a venda da plataforma no país.
No vídeo de 14 segundos, Trump afirma ter “salvado” o aplicativo, dirigindo-se aos jovens usuários: “Eu salvei o TikTok, então vocês me devem essa. Vocês estão olhando para mim no Salão Oval e, um dia, um de vocês vai estar sentado aqui nessa cadeira e vai estar fazendo um ótimo trabalho também”.
Desdobramentos sobre a Venda do TikTok nos EUA
No dia 25 de setembro, Trump assinou uma ordem executiva que abre caminho para a venda do TikTok nos Estados Unidos. O decreto foi emitido após o presidente anunciar um acordo com a China sobre a operação do aplicativo.
A venda do TikTok foi negociada com o presidente chinês, Xi Jinping, e a última conversa entre os dois líderes ocorreu em 19 de setembro, quando Trump afirmou que Xi havia aprovado o modelo de negócio proposto pelos EUA.
O acordo prevê que o aplicativo seja transferido para uma nova joint venture americana, controlada por investidores dos EUA, incluindo a Oracle e a Silver Lake Partners. A empresa que assumirá o TikTok nos EUA deverá ter um valor estimado em US$ 14 bilhões, mantendo a ByteDance com uma participação minoritária de cerca de 20% e sem envolvimento em questões de segurança.
Questões de Segurança e Legislação
O algoritmo de recomendação do TikTok, que personaliza o conteúdo para milhões de usuários, é central nas discussões sobre segurança. O governo dos EUA exige que o software opere com dados exclusivamente americanos, sem interferência da China, para aumentar a confiança dos usuários.
O decreto assinado por Trump também atende a uma lei de 2024, aprovada durante a administração de Joe Biden, que prevê o banimento do TikTok caso a ByteDance não venda suas operações. Desde que reassumiu a presidência, Trump adiou a aplicação dessa legislação, estabelecendo um novo prazo para a venda do TikTok até 16 de dezembro.
Fonte por: Poder 360