O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), recebe o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro) e sete líderes europeus na Casa Branca nesta segunda-feira (18.ago.2025) para uma reunião sobre a guerra na Ucrânia. O encontro ocorre três dias após Trump se reunir com o presidente russo Vladimir Putin (independente) no Alasca, na sexta-feira (15.ago).
O encontro entre Trump e Zelensky é o primeiro entre os dois líderes desde o início do novo ciclo de negociações para encerrar a guerra na Ucrânia. O encontro dos presidentes em fevereiro terminou de forma hostil após o norte-americano afirmar que o ucraniano “flerta com a 3ª Guerra Mundial”.
Zelensky confirmou, em publicação feita no X no domingo (17.ago), que já está em Washington. Declarou ter expectativas de discutir possíveis caminhos para encerrar o conflito com a Rússia.
O presidente ucraniano escreveu: “Todos compartilhamos um forte desejo de acabar com esta guerra de forma rápida e confiável. E a paz deve ser duradoura”.
Confio na nossa capacidade de defender a Ucrânia, assegurando a segurança de maneira eficaz, e nosso povo sempre agradecerá ao presidente Trump, a todos nos Estados Unidos e a todos os parceiros e aliados pelo apoio e assistência inestimáveis. A Rússia precisa encerrar esta guerra, que ela mesma desencadeou. Espero que nossa força conjunta com os Estados Unidos e nossos amigos europeus obrigue a Rússia a uma paz genuína.
As reuniões para debater a situação do conflito na Ucrânia estão agendadas para ocorrer na Casa Branca no período das 13h às 16h (horário de Brasília). Os encontros serão realizados em diversos espaços do complexo presidencial, como o Salão Oval, o Salão de Jantar de Estado, o Cross Hall e a Sala Leste.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e outros seis líderes europeus foram confirmados: os primeiros-ministros do Reino Unido, Keir Starmer (Partido Trabalhista, centro-esquerda); da Alemanha, Friedrich Merz (União Democrata-Cristã, centro-direita); e da Itália, Giorgia Meloni (Irmãos da Itália, direita); os presidentes da França, Emmanuel Macron (Renascença, centro), e da Finlândia, Alexander Stubb (Partido da Coalizão Nacional, centro-direita); além de Mark Rutte, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
O vice-presidente americano, J. D. Vance (Partido Republicano), deverá participar da reunião entre Trump e Zelensky.
Confira o calendário apresentado pela Casa Branca.
No domingo (17.ago), Zelensky declarou que as negociações para o encerramento da guerra poderiam iniciar-se “na linha de frente”, referindo-se aos territórios de províncias invadidos por tropas russas. Contudo, reiterou a rejeição à concessão de territórios à Rússia em troca de um acordo para o fim do conflito.
Os líderes europeus procuram finalizar o conflito na Ucrânia, mantendo os direitos territoriais e de soberania dos ucranianos. Contudo, a expectativa de Trump é persuadir o líder ucraniano a renunciar a territórios para acabar com a guerra.
Fonte por: Poder 360