Um em cada 3 latinos se lamenta por ter votado em Trump, aponta pesquisa

Popularidade do presidente atinge nível mais baixo no último trimestre do ano.

13/12/2025 11:30

2 min de leitura

US President Donald Trump makes an announcement

Descontentamento entre eleitores latinos com Trump

Uma pesquisa recente revelou que um em cada três eleitores latinos que votou em Donald Trump nas últimas eleições se arrepende da escolha. Os principais fatores apontados para esse descontentamento são a situação econômica e as promessas não cumpridas pelo presidente.

Realizada pela organização civil Somos Votantes, a pesquisa mostrou que a maioria dos eleitores latinos culpa o Partido Republicano pela crise econômica, especialmente pelo aumento do custo de vida e pela estagnação dos salários. Essa insatisfação resultou em uma queda significativa na popularidade de Trump, que atingiu seu nível mais baixo no último trimestre do ano.

Queda na popularidade de Trump

A pesquisa indicou que a popularidade de Trump caiu para -26 pontos, uma queda acentuada em comparação aos -12 pontos registrados em fevereiro. Tanto a aprovação de sua gestão quanto a avaliação da economia despencaram desde o início do ano, com índices de -28 e -30, respectivamente.

O presidente perdeu o apoio de grupos eleitorais importantes, como os independentes, e a rejeição entre jovens e homens latinos, que foram decisivos em sua vitória em 2024, está crescendo. Segundo Melissa Morales, fundadora da Somos Votantes, essa situação não é apenas um trimestre ruim, mas um colapso que já dura um ano.

Desconexão com a realidade

Os eleitores latinos percebem que as decisões de Trump estão distantes da realidade. Embora metade deles acredite que a inflação e o custo de vida devem ser prioridades, apenas 14% consideram que o presidente e seu partido estão focados nessas questões. Além disso, as tarifas sobre produtos estrangeiros, uma das medidas mais celebradas por Trump, são vistas como um fardo, com dois terços dos entrevistados afirmando que isso eleva os preços.

Uma grande parte dos eleitores hispânicos, 68%, considera a situação econômica dos EUA como “ruim”, e 63% acreditam que ela está piorando. As eleições de meio de mandato presidencial em 2026, que renovarão toda a Câmara dos Representantes e um terço do Senado, podem ser impactadas por esse desencanto.

Possíveis consequências eleitorais

A insatisfação dos latinos com Trump e o Partido Republicano, que atualmente controla a maioria nas duas casas do Congresso, pode resultar em uma reviravolta nas próximas eleições. A pesquisa foi divulgada em uma coletiva de imprensa onde também foi apresentado um estudo da American for Tax Fairness, que indicou que quase cinco milhões de pessoas, incluindo um milhão de latinos, podem perder seu seguro médico devido à redução dos subsídios da Lei de Cuidados de Saúde Acessíveis (ACA), aprovada em 2010.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.