Venezuela denuncia extorsão dos EUA no Conselho de Segurança da ONU com apoio de China e Rússia

Reunião solicitada por Caracas debate crise no Caribe, mas sem resultados concretos.

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Maduro Canta Contra Guerra em Versão Heavy Metal

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi visto usando um boné com a frase “No War, Yes Peace” enquanto se apresentava em um vídeo cantando uma versão heavy metal contra a guerra. As declarações do líder venezuelano ocorrem em um contexto de crescente tensão com os Estados Unidos, que impuseram sanções ao país.

Acusações de Extorsão e Bloqueios

Na última terça-feira, 23, o governo venezuelano acusou a administração do presidente americano Donald Trump de extorquir a Venezuela por meio de bloqueios a petroleiros, resultando na apreensão de três navios nas últimas semanas. Uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, solicitada por Caracas, discutiu a crise no Caribe, mas não trouxe resultados concretos.

O embaixador venezuelano na ONU, Samuel Moncada, afirmou que a situação representa “a maior extorsão de que se tem notícia em nossa história”. Os aliados de Maduro, Rússia e China, também criticaram as ações dos EUA, descrevendo-as como “comportamento de caubói” e “intimidação”.

Reações Internacionais

O presidente Trump acusou a Venezuela de usar a venda de petróleo para financiar atividades ilícitas, como narcotráfico e tráfico de pessoas. A Venezuela, por sua vez, nega essas alegações e afirma que os EUA buscam derrubar Maduro para se apropriar de suas vastas reservas de petróleo.

O embaixador russo na ONU, Vassily Nebenzia, declarou que as ações dos EUA violam normas fundamentais do direito internacional e caracterizou o bloqueio como uma “agressão flagrante”.

Conclusão e Aumento da Recompensa

O embaixador dos EUA na ONU, Mike Waltz, reafirmou que os Estados Unidos farão tudo para proteger seu hemisfério e reiterou as acusações contra Maduro, chamando-o de fugitivo procurado. A Casa Branca aumentou a recompensa por informações que levem à prisão do presidente venezuelano para US$ 50 milhões.

Fonte por: Estadao

Sair da versão mobile