Venezuela recebe 6 toneladas de suprimentos médicos enviados pelos EUA

Suprimentos médicos chegam ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em La Guaira

14/02/2026 21:20

1 min de leitura

Venezuela recebe mais de 6 toneladas de suprimentos médicos dos ...

Venezuela Recebe Suprimentos Médicos dos EUA

No dia 13 de janeiro, a Venezuela recebeu mais de seis toneladas de suprimentos médicos enviados pelos Estados Unidos. Este foi o primeiro carregamento desse tipo, em um contexto de reaproximação entre os governos de Donald Trump e Delcy Rodríguez, após a captura de Nicolás Maduro em 3 de janeiro.

Os suprimentos chegaram ao Aeroporto Internacional Simón Bolívar, localizado no estado de La Guaira. O representante diplomático da Venezuela nos EUA, Félix Plasencia, e a encarregada de negócios dos EUA na Venezuela, Laura Dogu, foram responsáveis pela recepção dos materiais.

Dogu destacou a importância de estabelecer uma base sólida para o sistema de saúde na Venezuela, afirmando que este é apenas o primeiro de vários carregamentos que estão por vir.

Compromisso e Reembolso

Enquanto os suprimentos são entregues, o governo dos EUA enfatizou que essa ação não se trata apenas de caridade. As autoridades venezuelanas concordaram em reembolsar os Estados Unidos pelo custo das entregas, conforme comunicado oficial do secretário de Estado Adjunto dos EUA para Assistência Externa, Assuntos Humanitários e Liberdade Religiosa.

Rodríguez, por sua vez, anunciou que a Venezuela está desbloqueando recursos para investir no setor de saúde, adquirindo equipamentos de países como os Estados Unidos. Ela afirmou que essa liberação de recursos permitirá investimentos significativos em equipamentos hospitalares.

Visitas e Parcerias Futuras

A chegada dos suprimentos médicos ocorreu logo após a visita do secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, à Venezuela, que foi a mais alta autoridade americana a visitar o país em quase três décadas. Durante o encontro, ambos discutiram uma agenda energética conjunta que visa fortalecer a relação entre os dois países.

Wright ressaltou o compromisso de Trump em transformar a relação entre os EUA e a Venezuela, com o objetivo de promover comércio, paz e oportunidades de emprego. As negociações visam estabelecer uma parceria produtiva de longo prazo que beneficie ambos os países.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.