Vídeos do tornado que devastou cidade no Paraná estão disponíveis para assistir

Imagens revelam destruição em Rio Bonito do Iguaçu após tempestades que resultaram em 5 mortes. Confira no Poder360.

2 min de leitura
Tornado no Paraná

Tornado no Paraná

Tornado Devasta Rio Bonito do Iguaçu no Paraná

Imagens compartilhadas nas redes sociais desde sexta-feira (7 de novembro de 2025) revelam a devastação causada por um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, localizado no centro-sul do Paraná. Até o momento, cinco pessoas perderam a vida e 130 ficaram feridas. O fenômeno resultou em tombamentos de veículos, quedas de árvores e destruição de residências.

Ações do Governo Federal

O governo federal, através do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, anunciou o envio de ajuda humanitária às cidades afetadas pelo tornado e pelas tempestades. O ministro expressou solidariedade às famílias impactadas e informou que está em contato com os prefeitos locais para orientar sobre os procedimentos necessários para a declaração de situação de emergência.

Classificação do Tornado

De acordo com o governo do Estado do Paraná, o tornado foi classificado como F2 na escala Fujita, indicando ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, há indícios de que em algumas áreas da cidade, a velocidade do vento pode ter ultrapassado os 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.

Causas Meteorológicas

Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica, originado entre o Paraguai e o Sul do Brasil, contribuiu para o deslocamento de uma frente fria, que se associou ao movimento de um ciclone extratropical. Essa combinação resultou em severas tempestades nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, com uma supercélula gerando o tornado em Rio Bonito do Iguaçu, causando danos significativos.

Impactos e Registros de Ventos

Além dos danos em Rio Bonito do Iguaçu, rajadas de vento intensas foram registradas em várias localidades no mesmo dia:

O volume de chuvas superou 40 mm em diversas cidades, incluindo Candói, Guarapuava, Pinhão e Campo Mourão, intensificando ainda mais os efeitos das tempestades na região.

Fonte por: Poder 360

Sair da versão mobile