Xi Jinping manda cartão de Ano Novo para amigo nos EUA
Presidente chinês troca cartas com norte-americano que participou de delegação em 1985, com presença de Xi. Confira no Poder360.
Xi Jinping Envia Mensagem de Ano Novo a Amigo nos EUA
O presidente da China, Xi Jinping, enviou um cartão de “feliz ano novo chinês” a um amigo nos Estados Unidos, em celebração ao Ano Novo Chinês, que será comemorado na terça-feira, 17 de fevereiro de 2026. Segundo informações do jornal estatal Xinhua, o líder chinês se correspondeu com Luca Berrone, membro do conselho da Iowa State Sister, uma ONG do estado de Iowa.
Berrone foi responsável pela organização da visita de Xi aos EUA em 1985, quando o presidente chinês, então secretário local do Partido Comunista da China (PCCH), veio estudar técnicas de agricultura e turismo em Iowa. Essa experiência de intercâmbio durou duas semanas e Xi tinha apenas 32 anos na época.
Continuidade da Amizade e Visitas a Iowa
Após 41 anos, Xi Jinping ainda mantém contato com amigos que fez durante sua visita a Iowa. Em 2012, já como vice-presidente da China, ele retornou ao estado e reencontrou pessoas que conheceu durante o intercâmbio. Na ocasião, Xi recebeu a “chave de ouro” da cidade de Muscatine, um símbolo de que ele é sempre bem-vindo ao local.
Em uma carta ao prefeito de Muscatine, Xi expressou que ficou “tocado e impressionado” com a hospitalidade, que lhe trouxe à memória momentos felizes vividos na cidade. A última interação de Xi com seus amigos norte-americanos ocorreu em 2023, durante a reunião da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em São Francisco.
Diplomacia e Relações China-EUA
O gesto de Xi Jinping também serve como uma tentativa de amenizar as tensões entre a China e os Estados Unidos, que enfrentam disputas comerciais desde o início do mandato do presidente norte-americano Donald Trump. O líder chinês destacou que sua amizade com os moradores de Iowa é um exemplo do que pode ser a relação entre os dois países.
Xi enfatizou que “a esperança da relação China-EUA reside no povo, seu alicerce está nas sociedades, seu futuro depende da juventude e sua vitalidade provém das trocas em níveis subnacionais”. Ele acrescentou que os laços de compreensão mútua e afinidade entre os jovens dos dois países permanecerão inalterados.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.