Zelensky renuncia à Otan por garantias de segurança essenciais

Presidente ucraniano busca adesão à aliança militar para proteção contra ataques russos. Confira no Poder360.

15/12/2025 9:40

2 min de leitura

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse no domingo (1...

Ucrânia Abandona Objetivo de Ingressar na Otan por Garantias de Segurança

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, decidiu abrir mão do objetivo de ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em troca de garantias de segurança oferecidas por países ocidentais. Essa decisão foi tomada durante uma reunião de cinco horas com representantes dos Estados Unidos em Berlim, no dia 14 de dezembro de 2025.

Negociações em Andamento

As negociações, que visam encerrar a guerra com a Rússia, devem continuar na segunda-feira, 15 de dezembro. O enviado de Donald Trump, Steve Witkoff, destacou que “muito progresso foi feito” durante o encontro. Ele e Jared Kushner, genro do ex-presidente americano, estão envolvidos na mais recente tentativa de resolver o conflito que se arrasta na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Impacto da Decisão de Zelensky

A decisão de abrir mão da Otan representa uma mudança significativa para a Ucrânia, que havia incluído a aspiração de se juntar à aliança militar em sua Constituição como uma forma de proteção contra a Rússia. Essa concessão também atende a um dos objetivos da Rússia, embora a Ucrânia continue firme em não ceder território.

Discussões sobre o Plano de Paz

Witkoff mencionou que as partes discutiram um plano de paz de 20 pontos, além de agendas econômicas e outros assuntos relevantes. As negociações estão sendo lideradas pelo chanceler alemão Friedrich Merz, que fez breves comentários antes de deixar as partes prosseguirem com as discussões. Outros líderes europeus também devem se juntar às negociações na segunda-feira.

Garantias de Segurança e a Resposta da Rússia

Zelensky afirmou que, desde o início, o desejo da Ucrânia era ingressar na Otan, mas que as garantias de segurança bilaterais com os EUA e outros países, como Canadá e Japão, são uma oportunidade para evitar novas invasões russas. Ele considerou essa decisão uma concessão da parte da Ucrânia.

O Artigo 5 da Otan estabelece que um ataque a qualquer um dos países-membros é considerado um ataque a todos. Autoridades russas, por sua vez, exigem um compromisso formal das potências ocidentais para não expandir a Otan para o leste, o que excluiria a Ucrânia e outras ex-repúblicas soviéticas.

Zelensky também acusou a Rússia de prolongar a guerra com bombardeios e ataques à infraestrutura da Ucrânia, sugerindo que um cessar-fogo ao longo das linhas de frente atuais seria uma solução justa.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.