Zelinski apresenta contraproposta a Trump em relação à guerra na Ucrânia

Ucrânia rejeita abrir mão de territórios e insiste na paralisação dos combates antes de discutir novas ações nas negociações com a Rússia.

10/08/2025 8:43

2 min de leitura

Zelinski apresenta contraproposta a Trump em relação à guerra na Ucrânia
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (Servo do Povo, centro), enviou uma contraproposta no sábado (9.ago.2025) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), após a sugestão de que um acordo de paz poderia envolver alguma troca de territórios.

De acordo com duas fontes que atuam em instituições europeias e possuem conhecimento sobre o tema, uma proposta foi apresentada ao vice-presidente dos EUA, JD Vance, ao secretário de Estado, Marco Rubio, e ao enviado especial para a Ucrânia, Keith Kellogg. Zelensky reiterou que a Ucrânia e a União Europeia devem ser incluídas em quaisquer negociações com a Rússia.

Formulário de cadastro

A Ucrânia também solicitou que o cessar-fogo seja estabelecido antes de quaisquer outras ações serem consideradas.

Zelensky já havia respondido à proposta de Trump. O americano declarou que as conversas serão complexas, mas assegurou que a possível troca de territórios poderia trazer vantagens para ambas as partes.

O presidente ucraniano recusou a proposta e declarou que o país não entregará territórios à Rússia.

Líderes da França, Itália, Alemanha, Polônia, Reino Unido, Comissão Europeia e Finlândia assinaram, neste domingo (10 de agosto) uma carta que afirma que as negociações pelo fim da guerra entre Rússia e Ucrânia não podem ocorrer sem a participação da Ucrânia.

Reunião agendada.

Donald Trump e o presidente russo, Vladimir Putin (Rússia Unida, direita), agendaram uma reunião no Alasca para abordar um possível acordo de cessar-fogo para o conflito na Ucrânia. O encontro, anunciado pelo líder norte-americano na sexta-feira (8.ago), ocorrerá em 15 de agosto.

De acordo com Trump, a guerra na Ucrânia poderia ser resolvida “muito em breve” por meio de um acordo que incluiria a troca de territórios. O presidente divulgou o acordo em sua plataforma Truth Social.

A tão esperada reunião entre o presidente dos Estados Unidos da América e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, ocorrerá na próxima 6ª feira, 15 de agosto de 2025, no Grande Estado do Alasca. Mais detalhes a seguir. Obrigado por sua atenção a este assunto!

O Kremlin também confirmou a informação: “Yuri Ushakov confirmou que Putin e Trump se encontrarão em 15 de agosto no Alasca”.

Desde o início da invasão em fevereiro de 2022, a Ucrânia tem recusado propostas que incluem a concessão de áreas de seu território em troca de um fim à hostilidades.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):