Athletico, Chapecoense e Remo se unem ao Coritiba na Série A
Ferroviária é confirmada como quarto rebaixado para a Série C após jogos deste domingo
Athletico-PR, Chapecoense e Remo garantem acesso à Série A em 2026
No último domingo, Athletico-PR, Chapecoense e Remo asseguraram suas vagas na elite do futebol brasileiro para 2026. Os três clubes se juntam ao Coritiba, campeão da Série B, que já havia garantido seu acesso. Na 38ª e última rodada da competição, o Coritiba conquistou o tricampeonato ao vencer o Amazonas por 2 a 1, totalizando 68 pontos. A rodada também definiu a Ferroviária como o quarto rebaixado para a Série C.
O Athletico-PR era o único time que ainda poderia tirar o título do Coritiba, precisando vencer o América-MG e torcer por uma derrota do rival. O time paranaense venceu por 1 a 0, com gol de João Cruz, e terminou a competição com 65 pontos. O Coritiba, por sua vez, alcançou sua 19ª vitória no campeonato, com gols de Sebastian Gomez e Iury Castilho, enquanto Luan Silva marcou para o Amazonas.
Resultados da última rodada da Série B
A Chapecoense, que começou a última rodada na quinta posição, terminou em terceiro lugar, com 62 pontos, após vencer o Atlético-GO por 1 a 0, com um gol de pênalti de Walter Clar. O Remo, que retorna à elite do futebol brasileiro após 31 anos, conquistou a última vaga ao vencer o Goiás de virada por 2 a 1 no Mangueirinho.
No início da partida, o Remo foi surpreendido com um gol de Lepu, mas conseguiu empatar ainda no primeiro tempo com Pedro Rocha. A virada veio no segundo tempo, com João Pedro, após assistência de Pedro Rocha. O Remo encerrou a competição com 62 pontos, mas ficou atrás da Chapecoense no saldo de gols.
Rebaixamento e a luta pela permanência
Na parte inferior da tabela, a Ferroviária lutava para evitar o rebaixamento, mas perdeu para o Operário-PR por 2 a 1. O time paulista começou bem, abrindo o placar com Netinho, mas não conseguiu segurar a vantagem. O Operário-PR empatou com Dudu Moscovi e virou com Leo Gaúcho nos minutos finais.
Se a Ferroviária tivesse vencido, teria permanecido na Série B, já que o Botafogo-SP empatou sem gols com o Avaí. O Athletic-MG, por sua vez, venceu o lanterna Paysandu por 2 a 1 e garantiu sua permanência na Série B em sua primeira participação na competição. Com isso, a Ferroviária se junta a Volta Redonda, Amazonas e Paysandu na Série C em 2026.
Resultados da 38ª rodada da Série B
- Athletico-PR 1 x 0 América-MG
- Cuiabá 1 x 0 Criciúma
- Remo 3 x 1 Goiás
- Chapecoense 1 x 0 Atlético-GO
- Operário-PR 2 x 1 Ferroviária
- Amazonas 1 x 2 Coritiba
- Athletic-MG 2 x 1 Paysandu
- Botafogo-SP 0 x 0 Avaí
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.