Deputado Padilha registra vídeo com declarações em apoio à presença de farmácias em supermercados
O projeto de lei 2.158 de 2023, na visão do ministro da Saúde, aumenta o acesso da população ao uso adequado de medicamentos e reforça a saúde pública.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, publicou um vídeo em apoio ao PL 2.158/2023, que permite a abertura de farmácias em supermercados. A iniciativa é sustentada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados).
“Esta foi uma evolução relevante no debate do Congresso Nacional. Eu sempre defendi a farmácia como uma unidade de saúde, que é o melhor local para a dispensação de medicamentos. Portanto, se os supermercados desejam explorar essa alternativa, é fundamental que possuam a estrutura de unidade de saúde, da farmácia completa.”
Padilha afirmou que a medida pode ampliar o acesso da população ao uso adequado dos medicamentos e representar uma parceria relevante para a saúde pública. O apoio se deu após a Abras ceder à pressão das redes de farmácias e de entidades de saúde por alterações no projeto.
A nova versão do projeto é de autoria do senador Efraim Filho (União Brasil-PB) e propõe a criação de drogarias completas dentro dos supermercados, como as tradicionais: com áreas exclusivas, climatizadas e supervisionadas continuamente por um farmacêutico responsável. O funcionamento deve seguir todas as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A anterior regulamentação permitia a venda de medicamentos sem prescrição médica exclusivamente nas prateleiras, mediante a orientação de farmacêuticos, seja presencialmente ou remotamente.
Fonte por: Poder 360