Eduardo Bolsonaro considera “passaporte de apátrida” após cassação
Deputado federal cassado nos EUA desde fevereiro afirma que Alexandre de Moraes tenta prejudicar seu trabalho. Confira no Poder360.
Eduardo Bolsonaro Considera Passaporte de Apátrida Após Perda de Mandato
No último sábado (20 de dezembro de 2025), o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) revelou que está pensando em solicitar um passaporte de apátrida para continuar residindo no Texas, EUA, onde se encontra desde fevereiro. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa “Jornal do SBT News”. Eduardo teve seu mandato cassado pela Câmara dos Deputados na quinta-feira (18 de dezembro) devido ao número excessivo de faltas.
Eduardo afirmou que, devido a uma ordem direcionada a todas as embaixadas e consulados brasileiros, ele não poderá obter um passaporte comum. “Dentro de 30 ou 60 dias, assim que eu perder meu mandato e for notificado, terei que devolver meu passaporte diplomático”, explicou.
Impacto da Perda do Mandato
O ex-deputado expressou preocupação com a possibilidade de perder o passaporte brasileiro, considerando isso uma tentativa de minar seu trabalho por parte do ministro Alexandre de Moraes. Apesar disso, ele garantiu que continuará contribuindo para a campanha de seu irmão, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à presidência, focando em contatos internacionais com países como Israel e os Estados Unidos.
Eduardo também mencionou que a perda do passaporte brasileiro não o impedirá de realizar viagens internacionais, já que possui outras alternativas. “Estou sob risco de perder a possibilidade de passaporte brasileiro, mas isso não me impediria de fazer outras saídas internacionais”, afirmou.
Validade do Passaporte Diplomático
Segundo informações da Câmara dos Deputados, o passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e sua família, emitido em fevereiro de 2023, não é mais válido. Apesar da situação, Eduardo acredita que sua experiência e contatos internacionais garantirão sua recepção em eventos fora do Brasil. “As portas se abrem para mim, principalmente no cenário conservador”, concluiu.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.