EUA descartam proposta de pedágio iraniano para navios no Estreito de Ormuz

Preocupações sobre o Pedágio no Estreito de Ormuz
O secretário de Estado americano, Marco Rubio, alertou que a possível cobrança de pedágio pelo Irã aos navios que transitam pelo Estreito de Ormuz poderia criar um precedente perigoso para outras rotas marítimas. Durante uma reunião do Conselho de Cooperação do Golfo, no Bahrein, ele enfatizou que isso poderia resultar em um “caos total”.
Rubio destacou que as vias navegáveis internacionais não pertencem a nenhum país, um princípio fundamental que, se ignorado, poderia levar a um estado de desordem global. Ele também afirmou que a aceitação de cobranças pelo uso de águas internacionais, apenas por estarem próximas a um território nacional, poderia se espalhar como um “contágio” pelo mundo.
Avanços nas Negociações de Paz
Em um contexto diferente, negociadores dos Estados Unidos e do Irã iniciaram, na Suíça, um novo ciclo de negociações visando o fim da guerra entre os dois países. As conversas começaram de forma tensa, devido a declarações agressivas do presidente americano, Donald Trump, em relação ao regime iraniano.
Os mediadores do Catar e do Paquistão relataram um “progresso encorajador” nas discussões, especialmente em relação à criação de um mecanismo para conter os combates no Líbano. Além disso, houve avanços nas conversas sobre o tráfego marítimo no Estreito de Ormuz, indicando um possível caminho para a resolução de conflitos na região.
Conclusão
As declarações de Marco Rubio e os avanços nas negociações de paz refletem a complexidade das relações internacionais no Oriente Médio. A situação no Estreito de Ormuz e as interações entre os Estados Unidos e o Irã continuam a ser questões críticas que exigem atenção e diplomacia cuidadosa.
Leia também
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


