Governo não vai taxar o Pix, mas mudanças importantes precisam ser compreendidas

Receita monitora renda através de pagamentos instantâneos, alerta colunista do ‘Estadão’

22/01/2026 11:00

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Taxação do Pix: Esclarecimentos Importantes

No programa Fala, Duquesa! desta semana, a colunista Maria Carolina Gontijo, conhecida como Duquesa de Tax, discute um tema que gera muitas dúvidas nas redes sociais: a possível taxação do Pix. Embora não haja planos para taxar esse meio de pagamento, é crucial entender o monitoramento que está sendo realizado sobre ele.

Segundo a colunista, a Receita Federal não está focada no Pix em si, mas sim na renda dos cidadãos. O Pix é apenas um dos caminhos que o dinheiro percorre, e ao monitorar essas transações, a Receita consegue rastrear a renda dos contribuintes.

Monitoramento e Fiscalização

No vídeo, a Duquesa explica que o aumento da fiscalização sobre o Pix não significa uma nova taxação, mas sim um aperto no controle da sonegação fiscal. “O que mudou não é taxar o Pix, é o cerco ficando mais fechado”, enfatiza.

Programa Semanal

A Duquesa de Tax apresenta seus comentários sobre o noticiário econômico todas as quintas-feiras, às 9h30. Além disso, ela tem um programa chamado Não vou passar raiva sozinha, que é transmitido às segundas-feiras, também às 9h30, para assinantes do Estadão. Cortes do programa são disponibilizados ao longo da semana nas redes sociais e na Rádio Eldorado, e há uma versão em podcast.

Onde Ouvir a Duquesa de Tax

Os ouvintes podem acompanhar o programa Não vou passar raiva sozinha no Spotify e no Apple Podcasts.

Conclusão

O monitoramento das transações em Pix pela Receita Federal é uma estratégia para intensificar a fiscalização e combater a sonegação, e não uma nova forma de taxação. É fundamental que os cidadãos estejam cientes dessas mudanças e como elas podem impactar suas finanças.

Fonte por: Estadao

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.