Governo sugere corte de 33% no orçamento do programa Luz Para Todos em 2026
Pasta planeja investir R$ 2,63 bilhões em 2024 para universalizar o acesso à energia elétrica no País; consulta pública será realizada.
Redução no Orçamento do Programa Luz Para Todos
O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou uma proposta de redução de 33% no orçamento do programa Luz Para Todos para o ano de 2026. A previsão é destinar R$ 2,63 bilhões para essa iniciativa, que tem como objetivo universalizar o acesso à energia elétrica no Brasil.
Consulta Pública e Metas do Programa
De acordo com informações publicadas no Diário Oficial da União, a proposta será submetida a uma consulta pública até o dia 22 de dezembro. Os interessados poderão enviar suas contribuições através do portal do MME.
Foco do Programa
O programa Luz Para Todos visa atender principalmente as populações de áreas rurais e residentes em regiões remotas da Amazônia Legal, além de outras localidades que ainda não possuem acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica.
Objetivos para 2026
Para o ano de 2026, a meta do programa é atender 124.744 unidades consumidoras, o que representa um aumento de 28,5% em relação à meta de 2025, que era de 97.112 unidades. Essa iniciativa é uma das políticas públicas financiadas pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que está incluída na conta de luz dos consumidores.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.