Reação de Israel à Posse de Novo Prefeito de Nova York
O Ministério das Relações Exteriores de Israel se manifestou nesta sexta-feira sobre a posse de Zohran Mamdani, novo prefeito de Nova York, descrevendo sua chegada como “gasolina antissemita em um fogo aberto”.
A pasta criticou Mamdani por eliminar a definição da IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) sobre antissemitismo e por suspender as restrições ao boicote a Israel, afirmando que isso não representa liderança.
Críticas ao Prefeito e Suas Posições
O governo israelense já havia expressado descontentamento com Mamdani após sua vitória nas eleições de 4 de novembro do ano passado. Ministros israelenses, especialmente os mais radicais, o acusaram de ser um “islâmico declarado”, “antissemita” e “inimigo de Israel”.
Durante sua campanha, Mamdani manifestou apoio ao povo palestino, criticando o governo de Benjamin Netanyahu, que enfrenta acusações de genocídio na Faixa de Gaza, segundo a comunidade internacional e organizações de direitos humanos.
Perfil de Zohran Mamdani
Com apenas 34 anos, Mamdani se torna o 112º prefeito de Nova York, sendo o segundo mais jovem da história da cidade, além de ser o primeiro de ascendência sul-asiática e o primeiro muçulmano a ocupar o cargo. Ele prestou juramento segurando o Alcorão, com sua esposa, Rama Duwaji, ao seu lado.
Fonte por: Jovem Pan
