Lula agenda participação na cúpula do Mercosul e visita ao Nordeste na próxima semana

Presidente participa de encontro do bloco em Assunção e agenda compromissos na Bahia antes das restrições eleitorais.

27/06/2026 04:20

2 min

55340620184_3e3e0f5c33_o
55340620184_3e3e0f5c33_o

Agenda do Presidente Lula na Última Semana Antes das Restrições Eleitorais

Na semana que antecede a implementação das restrições da legislação eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma agenda repleta de compromissos internacionais e visitas ao Nordeste do Brasil.

Participação na Cúpula do Mercosul

Na terça-feira, dia 30, Lula participará da 64ª Cúpula do Mercosul, que ocorrerá em Assunção, no Paraguai. Durante o evento, o presidente deverá anunciar um aumento na contribuição do Brasil ao Focem (Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul), que é o principal mecanismo financeiro do bloco, destinado a reduzir as desigualdades entre os países membros.

Visitas à Bahia

Após a cúpula, Lula retornará ao Brasil e seguirá para a Bahia, onde participará das comemorações do 2 de Julho, data que celebra a Independência do estado. Em Alagoinhas, ele visitará o Hospital Regional e entregará veículos do Ministério da Saúde. Em Salvador, está prevista sua presença na reabertura da sala principal do Teatro Castro Alves.

A Bahia é um dos maiores colégios eleitorais do Brasil e um importante reduto político para Lula, que frequentemente visita o estado. No entanto, essa visita ocorre em um momento de desgaste político, após a saída de Jaques Wagner da liderança do governo no Senado, em decorrência de uma operação da Polícia Federal relacionada ao caso Master.

Restrições Eleitorais e Intensificação das Agendas

A agenda do presidente acontece na iminência das restrições que entrarão em vigor em 4 de julho, três meses antes do primeiro turno das eleições. Essas regras limitam a publicidade institucional, inaugurações com promoção pessoal e anúncios de ações governamentais que possam influenciar o eleitorado.

Leia também

Nos últimos 15 dias, Lula tem intensificado suas agendas públicas, focando em anúncios nos quatro maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Em Minas, ele fez anúncios na área da saúde e entregou um hospital universitário. No Rio de Janeiro, participou da premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e anunciou investimentos para as periferias, além de inaugurar a primeira etapa da nova Serra das Araras e lançar uma nova fase do Programa Nacional Celular Seguro.

Conclusão

A agenda do presidente Lula reflete a importância das visitas em um período crítico antes das eleições, buscando fortalecer sua presença e apoio nos estados estratégicos, enquanto navega por um cenário político desafiador.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!