Lula planeja nomear 3 mulheres para cargos-chave na Justiça com Messias no STF
Vagas abertas para chefia da AGU, ministro do TST e liderança da DPU
Possíveis Nomeações de Mulheres no Governo Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está considerando a indicação de três mulheres para cargos importantes no governo, no Judiciário e no sistema de justiça. Essa decisão ocorre após a indicação de Jorge Messias para o Supremo Tribunal Federal (STF), que gerou descontentamento entre movimentos de minorias.
Substituição na Advocacia-Geral da União
Com a saída de Messias da Advocacia-Geral da União (AGU), Lula pode optar por uma mulher para o cargo. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu a Anelize de Almeida, atual procuradora-geral da Fazenda Nacional, como uma possível substituta.
Embora Messias não tenha solicitado uma nomeação, ele mantém relações próximas com três figuras proeminentes da AGU: a procuradora-geral federal, Adriana Venturini; a secretária-geral de contencioso, Isadora Cartaxo; e a procuradora-geral da União, Clarice Calixto. Nos bastidores, há expectativa de que Messias apresente essas opções a Lula, caso seja consultado.
Vagas no Tribunal Superior do Trabalho
Uma vaga no Tribunal Superior do Trabalho (TST) também precisa ser preenchida após a aposentadoria do ministro Aloysio Corrêa da Veiga. Recentemente, a Corte votou uma lista tríplice composta exclusivamente por mulheres com histórico progressista.
- Margareth Rodrigues Costa – Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia)
- Maria de Nazaré Medeiros Rocha – TRT-8 (Pará e Amapá)
- Márcia Regina Leal Campos – TRT-1 (Rio de Janeiro)
A região de origem pode ser um fator decisivo na escolha, já que atualmente há apenas um ministro do Norte no Judiciário, Mauro Campbell, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Mudanças na Defensoria Pública da União
A Defensoria Pública da União (DPU) deve passar por uma mudança de comando em janeiro, com o término do mandato de Leonardo Magalhães. Em setembro, foi elaborada uma lista tríplice que inclui Magalhães, Tarcijany Linhares Aguiar Machado e Fabiano Caetano Prestes.
Atualmente, Lula parece inclinado a escolher Tarcijany Machado, que conta com o apoio do ministro da Educação, Camilo Santana, e do deputado José Guimarães (PT-CE).
Expectativas para Nomeações Finais
As nomeações para o TST, a DPU e a AGU estavam pendentes, aguardando a definição de Lula para o STF. Com a escolha de Jorge Messias, o presidente deve concluir as nomeações restantes até o final do ano.
Fonte por: Estadao
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.