Maduro aprova lei de defesa abrangente diante da tensão com os EUA

Líder chavista convoca à prontidão, incluindo “luta armada”, para proteger a soberania do país em pronunciamento televisionado.

12/11/2025 0:30

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Maduro Sanciona Nova Lei de Defesa Nacional na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta terça-feira (11) a aprovação de uma nova lei de defesa nacional. A medida inclui a ativação imediata de “comandos de defesa integral”, que visam integrar as forças civis e militares do país, conforme informado pela televisão estatal.

Durante um pronunciamento televisionado, Maduro destacou que a nova legislação estabelece uma rede de instituições estatais e militares para enfrentar ameaças, enfatizando a necessidade de estar preparado “inclusive para a luta armada” em defesa da soberania venezuelana.

Exercício Militar Nacional

Além da nova lei, Maduro anunciou a realização de um exercício militar-policial em todo o território nacional. O objetivo é testar a mobilização em tempo real de armamentos e sistemas de defesa em diversas regiões do país.

Segundo o líder venezuelano, tanto a lei quanto o exercício militar fazem parte da “doutrina bolivariana” de defesa, que busca proteger a paz, a democracia e o modelo político da Venezuela.

Contexto das Medidas

Essas iniciativas ocorrem em um cenário de pressão política e econômica constante por parte dos Estados Unidos. Maduro afirmou que a Venezuela “possui a verdade e a justiça ao seu lado” e está pronta para defender sua soberania contra qualquer tipo de agressão.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.