Tornado Devasta Rio Bonito do Iguaçu no Paraná
Um tornado causou severos danos na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do Paraná, nesta sexta-feira (7). Até o momento, a Defesa Civil do Estado confirmou pelo menos cinco mortes e 130 feridos.
A confirmação de que o fenômeno foi um tornado veio do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), que fez a classificação do evento no final da tarde de sexta-feira.
O Simepar indicou que o tornado pode ter sido classificado preliminarmente como F2, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, há indícios de que em algumas áreas da cidade, a velocidade dos ventos pode ter ultrapassado os 250 km/h, o que elevaria a classificação para F3.
Condições Meteorológicas que Causaram o Tornado
Um intenso sistema de baixa pressão atmosférica, formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil, impulsionou o deslocamento de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical. Essa combinação resultou em temporais severos nas regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado, conforme comunicado do Governo do Paraná.
O meteorologista Reinaldo Kneib, do Simepar, afirmou que a equipe continuará monitorando a situação e analisando imagens aéreas para reclassificar a intensidade do fenômeno, se necessário, dada a gravidade dos danos.
Previsões e Recomendações
Segundo o Climatempo, o ciclone associado à frente fria pode gerar rajadas de vento superiores a 100 km/h em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O fenômeno deve se deslocar pelo mar até domingo (9), afetando também o litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
As autoridades recomendam que a população evite áreas abertas e fique atenta a estruturas, árvores e fiações, devido ao risco de quedas e acidentes.
Fonte por: CNN Brasil
