Trem da CPTM para Cumbica inicia operação para o público

Transporte disponível ao público das 17h30 à meia-noite, com capacidade para aproximadamente 500 pessoas diariamente.

21/02/2026 17:30

2 min de leitura

trem da linha 17 ouro

Início das operações do trem para o Aeroporto de Guarulhos

O trem que liga a linha 13-Jade da CPTM aos terminais do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, popularmente conhecido como Aeroporto de Cumbica, começou uma nova fase de operação nesta sexta-feira, 20. Agora, o transporte está disponível ao público geral das 17h30 até a meia-noite, com uma capacidade de cerca de 500 passageiros por dia, segundo informações do consórcio AeroGRU, responsável pela operação.

Funcionamento e planejamento do serviço

O funcionamento inicial do trem será com capacidade reduzida, conforme o planejamento realizado pelo AeroGRU em parceria com o GRU Airport e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Antes do início das operações, os passageiros que chegavam pela Estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM dependiam exclusivamente de ônibus disponibilizados pelo aeroporto.

O transporte entre a estação e os terminais é gratuito, e o AeroGRU destaca que a liberação para o público representa um avanço na implantação do serviço, que inclui verificações progressivas e ajustes contínuos conforme os marcos de certificação. O sistema, conhecido como “Peoplemover”, passou por mais de 15 mil testes de desempenho e segurança desde seu lançamento.

Atrasos no início das operações

O início das operações do trem foi adiado várias vezes desde 2024, com mudanças nas datas de fevereiro para outubro, depois para fevereiro de 2025 e, posteriormente, para agosto do mesmo ano. Em uma reunião com a Anac em 28 de novembro do ano passado, a AeroGRU havia estimado que o serviço estaria disponível para a população em 16 de janeiro deste ano, embora com limitações. A concretização do serviço ocorreu com mais de um mês de atraso, e ainda não há previsão para novas ampliações.

Características do aeromóvel

A linha do trem, construída a 11 metros do solo, possui uma extensão de 2.700 metros. Quando estiver operando em plena capacidade, contará com três trens projetados para acomodar 200 passageiros cada. O sistema terá a capacidade de transportar até 2 mil passageiros por hora, com viagens de aproximadamente 6 minutos até o último terminal.

Conclusão sobre o novo serviço

A nova fase de operação do trem para o Aeroporto de Guarulhos representa um importante passo na melhoria do transporte público na região, facilitando o acesso ao aeroporto e oferecendo uma alternativa rápida e gratuita para os passageiros. A expectativa é que, com o tempo, o serviço se torne mais eficiente e amplie sua capacidade de atendimento.

Fonte por: Jovem Pan

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.