Viviane de Moraes participa da defesa de sócio de Vorcaro na Biomm

Mulher de Moraes defende Lucas Kallas em processo no STF sobre extração ilegal de minério de ferro. Confira no Poder360.

07/02/2026 19:40

1 min de leitura

Viviane Barci e Alexandre de Moraes

Advogada de Ministro do STF Defende Empresário em Caso de Extração Ilegal de Minério

A advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF), faz parte da defesa de Lucas Kallas, empresário do setor de mineração. O caso, que envolve a extração ilegal de minério de ferro pela Empabra (Empresa de Mineração Pau Branco), chegou ao STF em 2 de fevereiro de 2026.

O processo foi encaminhado ao STF após o Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6) identificar a possibilidade de envolvimento de pessoas com foro privilegiado. A investigação da Polícia Federal aponta que a extração ocorreu em uma área de recuperação ambiental na Serra do Curral, em Minas Gerais. Kallas manteve vínculo com a Empabra até 2018, conforme informações da empresa.

Contexto da Investigação

Lucas Kallas é acionista da Cedro Participações, que possui participação na Biomm, uma empresa de medicamentos. O principal sócio da Biomm é Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da inauguração de uma fábrica de insulina da Biomm em Minas Gerais, onde se encontrou com Kallas.

A defesa de Kallas declarou que ele foi “indevidamente citado” no processo e que não é alvo de investigação. Afirmou ainda que não há ação penal em andamento e que o empresário é assistido pelos escritórios Grimaldi & Rodrigues e Barci de Moraes desde 2024.

Outras Investigações

Além deste caso, Kallas foi mencionado em investigações anteriores da Polícia Federal, como as operações Parcours e Rejeito, mas nega qualquer irregularidade. O Poder360 tentou contato com o escritório de Viviane Barci de Moraes para obter uma manifestação, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Conclusão

A situação de Lucas Kallas e sua defesa continua a ser monitorada, especialmente em relação ao desdobramento do processo no STF. A defesa reafirma a inocência do empresário e a ausência de ações penais contra ele, enquanto as investigações prosseguem.

Fonte por: Poder 360

Autor(a):

Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.