Lula afirma que radioterapia inaugurada em SP é superior à de BSB

Lula Inaugura Acelerador Linear em Hospital de São Paulo
No dia 23 de junho de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a entrega de um acelerador linear de alta tecnologia ao Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. Segundo Lula, o novo equipamento é mais avançado do que aquele que ele utilizou durante suas 15 sessões de radioterapia em Brasília. O hospital destina cerca de 90% de seus atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Radioterapia e Saúde do Presidente
Lula passou por sessões de radioterapia preventiva após a remoção de uma lesão basocelular (câncer de pele) em abril de 2026. A primeira sessão ocorreu em 25 de maio no Hospital Sírio-Libanês, e o presidente anunciou que completou o tratamento em 12 de junho.
Investimentos em Equipamentos de Saúde
Além do acelerador linear, o governo também anunciou a aquisição de 20 aparelhos de ressonância magnética, que serão distribuídos em diversas regiões do Brasil. Durante a cerimônia de entrega, o Hospital Santa Marcelina foi credenciado como Hospital de Ensino Nível 1, e um termo de execução de crédito financeiro foi assinado para a Casa de Saúde Santa Marcelina. As iniciativas representam um investimento total de R$ 166,7 milhões, provenientes dos programas Agora Tem Especialistas e Novo PAC Saúde.
Participação no Evento
O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
Fonte por: Poder 360
Leia também
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.


