Lula viaja para Belém neste sábado (1º) antes de seguir para Fernando de Noronha
Presidente ficará 10 dias fora de Brasília para participar de reuniões da COP30 no Pará
Presidente Lula inicia agenda em Belém para a COP-30
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste sábado (1º) para Belém, onde permanecerá até o dia 7 para participar de reuniões relacionadas à COP-30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
Compromissos iniciais e visitas a comunidades
O primeiro compromisso de Lula será a vistoria do aeroporto e do porto da cidade, que foram reformados para o evento. Nos dias 2 e 3, o presidente visitará comunidades quilombolas e indígenas em áreas de difícil acesso.
As reuniões bilaterais solicitadas por outros países estão sendo organizadas para o dia 5 de novembro, enquanto uma agenda provisória já foi estabelecida para os dias 6 e 7, quando se dará início à Cúpula de Líderes.
Temas da Cúpula de Líderes
Durante a cúpula, Lula deve focar em temas como o TFFF (Fundo de Florestas Tropicais para Sempre), transição energética e financiamento climático. No dia 6, os convidados serão recebidos pelo presidente até às 10h, seguido pela abertura do plenário geral às 10h30, com debates programados até às 17h30.
O tema central das discussões será mudanças climáticas, florestas e oceanos. No dia 7, o encontro começará às 10h30, com foco na transição energética pela manhã e, à tarde, na celebração dos 10 anos do Acordo de Paris.
Hospedagem e logística durante a COP30
Ainda não foi definida a hospedagem de Lula durante a COP30. O presidente expressou interesse em dormir em um barco, ressaltando que não busca luxo. A possibilidade de se hospedar em um navio das Forças Armadas foi cogitada, mas não confirmada oficialmente.
A Marinha disponibilizará duas embarcações para acomodar integrantes da Força de Trabalho do Governo Federal, além de barcos fretados para delegações de governos estaduais, empresas estatais e de alguns países.
Após a COP30, Lula viajará a Fernando de Noronha nos dias 8 e 9 para o lançamento de um projeto de energia solar na ilha, prolongando sua ausência de Brasília.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.