Petro se refere a barqueiros de Trump como “trabalhadores”
Presidente colombiano critica uso da linguagem; EUA realiza 5 ofensivas contra barcos na região. Confira no Poder360.
Petro Defende Barqueiros no Caribe
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, declarou na quinta-feira (23.out.2025) que é inadequado referir-se aos barqueiros que supostamente transportam drogas no mar do Caribe como “traficantes de drogas”. Ele argumentou que esses indivíduos devem ser chamados de “trabalhadores do tráfico”, uma vez que a criminalidade é frequentemente a única alternativa viável diante da pobreza que enfrentam.
Petro enfatizou que a terminologia utilizada para descrever essas pessoas é importante. Ele comparou a situação deles à de agricultores que, devido à falta de recursos, acabam se envolvendo com a produção de coca em troca de dinheiro.
Críticas às Ações do Governo dos EUA
O presidente também criticou as operações do governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump, contra o tráfico de drogas no Caribe. Recentemente, os EUA realizaram um ataque que resultou na morte de três tripulantes de um barco associado ao ELN (Exército de Libertação Nacional), um grupo guerrilheiro colombiano. Essa foi a quinta ofensiva americana na região.
Petro expressou sua preocupação com a abordagem militar dos EUA, que, segundo ele, não resolve o problema do tráfico e apenas agrava a situação dos barqueiros e suas comunidades.
Tensão nas Relações com Donald Trump
A declaração de Petro surge em um contexto de crescente tensão entre ele e o presidente dos EUA, Donald Trump. No dia 19 de outubro, Trump acusou Petro de incentivar o tráfico de drogas e a produção em massa de entorpecentes na Colômbia, ameaçando cortar subsídios ao país caso não haja um combate efetivo ao tráfico.
Em resposta, Petro defendeu a Colômbia, afirmando que o país sempre teve uma relação amigável com os EUA, enquanto criticou Trump por sua postura agressiva e desinformada em relação à Colômbia.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.