Presidente do TCU afirma que não cabe reverter liquidação do Master
Vital do Rêgo Filho destaca a plena competência do Tribunal para fiscalizar o processo e a atuação do BC na questão.
Presidente do TCU comenta sobre liquidação do Banco Master
Vital do Rêgo Filho, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), declarou nesta sexta-feira (9) que não cabe à Corte de Contas reverter a liquidação do Banco Master. Em entrevista ao SBT News, ele destacou que o TCU possui plena competência para fiscalizar o processo e a atuação do Banco Central nesse contexto. Rêgo Filho também informou que a conclusão do processo deve ocorrer em breve.
Liquidação do Banco Master e atuação do TCU
O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master em novembro de 2025, citando uma grave crise de liquidez e a deterioração significativa da situação econômico-financeira da instituição. O caso foi discutido no TCU em dezembro, quando o ministro Jhonatan de Jesus solicitou uma justificativa ao Banco Central sobre a “medida extrema”.
Recentemente, Jhonatan de Jesus determinou uma inspeção urgente nas instalações do Banco Central. Após a repercussão, a discussão foi levada para a plenária do TCU, que realizará sua primeira sessão colegiada em 21 de janeiro.
Limites da atuação do TCU
Vital do Rêgo Filho enfatizou que a responsabilidade pela liquidação do Banco Master é do Banco Central, e que o TCU atua como um fiscalizador da legalidade do processo. Ele ressaltou que a Corte de Contas não deve interferir na decisão de liquidação, mas sim garantir que todos os procedimentos legais sejam seguidos.
Conclusão sobre a fiscalização do TCU
A discussão em torno da liquidação do Banco Master gerou críticas sobre o papel do TCU, levantando questionamentos sobre os limites da atuação da Corte de Contas. O presidente do TCU buscou esclarecer a competência do Tribunal, reafirmando seu papel de fiscalização sem interferir nas decisões administrativas do Banco Central.
Fonte por: Jovem Pan
Autor(a):
Redação
Responsável pela produção, revisão e publicação de matérias jornalísticas no portal, com foco em qualidade editorial, veracidade das informações e atualizações em tempo real.